22 julho 2009

Imagens na Igreja Católica

Segue primeiro uma conversa que o Padre Cleodon teve com o Padre Jonas, e este lhe explica o porque que as outras religiões falam da Igreja Católica por utilizar imagens. Após acompanhe a explicação do Padre Cleodon sobre a diferença de imagem e ídolo (Testemunho, baixe completo em mp3 na seção downloads).

Padre Cleodon: Padre, tenho acompanhado suas pregações pela rádio. Tenho visto que é muito ungido e
profundo. Eu o admiro muito por isto. Eu sou formado em Teologia, pela Igreja Evangélica. Sei que uma das línguas usadas quando a Bíblia foi escrita é a grega. Quando prega a Palavra, o senhor usa muito palavras gregas. Gostaria que me respondesse:

- Pois não!?! - Emendou o padre Jonas.

Padre Cleodon: O senhor sabe que no Livro de Êxodo, capítulo 20, versículos de 1 a 17 e em Deuteronômio, capítulo 5, versículos de 6 a 21 estão escritos os 10 Mandamentos. Há um versículo que diz: "Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem esculpida de nada que se assemelhe ao que existe lá em cima, nos céus, ou embaixo na terra, ou nas águas que estão debaixo da terra. Não te prostrarás diante desses deuses e não os servirás, porque Eu, o Senhor teu Deus, sou um Deus ciumento, que puno a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração dos que me odeiam, e faço misericordia até a milésima geração para aqueles que me amam e guardam os meus mandamentos".

Continuei:

- Temos também o Salmo 115 (na nossa Bíblia é o 114), que diz: "Os homens não devem fazer ídolos. Quem os fizer, tornar-se-á como eles: têm olhos, mas não vêem; tem pernas, mas não andam; têm mãos, mas não apalpam, têm boca, mas não falam".

E continuei ainda:

- Por que o senhor adora imagem, se sabe que é errado? Lá em Aparecida, muitos católicos adoram Nossa Senhora. O senhor não poderia pegar o microfone e dizer que vão todos para o inferno se continuar fazendo isto? Gostaria que me explicasse, usando o grego e o hebraico, por favor. Já conversei com muitos padres, freiras, seminaristas e ninguém conseguiu me explicar de modo que entendesse!

Padre Jonas perguntou: Filho, o que é idolatria, para você, lá na Assembléia de Deus? (neste período Pe Cleodon era da Igreja Assembléia de Deus)

Respondi: Idolatria, padre, é quando alguém coloca alguma coisa, alguém ou alguma idéia no lugar de Deus.

- É isto mesmo, no sentido grego - respondeu o padre.

E continuou:

- Mas preste atenção no que me falou: "colocar NO LUGAR DE DEUS". Tratar, considerar, amar, adorar, servir como se aquilo fosse o próprio Deus. Filho, na Igreja Católica, não temos outro Deus, a não ser o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Os santos e nem Nossa Senhora são deuses para nós! A palavra ídolo vem do grego, êidolon, que significa ídolo. Não é uma imagem comum, mas a estátua de alguém ou alguma coisa que consideravam um deus naquela época. A Bíblia, filho, condena ídolos, mas não condena imagem.

Explicação Padre Cleodon

Você pode acompanhar um pouco através do Livro, que escrevi, chamado "A Palavra Liberta". Na página 45, você pode acompanhar que a palavra ídolo vem do hebraico "Pesél". Já as páginas 15 e 16 falam que a primeira tradução da Bíblia foi para a língua grega. Cerca de 70 ou 72 judeus, que conheciam muito bem a língua grega e as Leis, traduziram o Antigo Testamento para o grego, a pedido do Rei Alexandre, o Grande, de Alexandria, no Egito. Ainda à pág. 45, vemos que no lugar de "Pesél", usaram a palavra "êidolon", do grego, cuja tradução é ídolo e não imagem.

À pág. 44 vemos que a Bíblia faz diferença entre imagem e ídolo. Ídolo é uma imagem também, mas não uma imagem comum. É a imagem de um deus. E o que é um deus? Um deus é uma pessoa, ou um objeto, ou uma idéia que tem "poderes" que só IaHWeH ou Jesus Cristo tem. Por exemplo: quem tem o poder de criar o mundo do nada? Quem pode salvar a pessoa do Inferno? Quem pode, do nada, fazer um ser humano sua imagem e semelhança? Para todas estas perguntas, só temos uma resposta: Deus. Quando digo que alguém, ou alguma coisa faz algo assim, estou transformando esse alguém ou essa coisa num deus.

Quando uma pessoa fala então que Buda salva, está transformando Buda num deus, pois só Deus tem o poder para salvar. Se alguém falar que através da "reencarnação" pode se purificar e ir morar no céu, significa que a reencarnação salva. Então a reencarnação que é uma idéia, um conceito, é respeitada como uma deusa, pois só Jesus salva. Assim, o sacrifício de Jesus na cruz foi em vão.

Na Igreja Católica, você nunca vai ouvir que Nossa Senhora é salvadora; que através de algum santo podemos alcançar o céu ou coisa desse tipo.

Sabemos e confessamos que só Jesus é o Senhor! É o Único que pode salvar!

Consulte em sua Bíblia: Exôdo 25-18 e 22 e Números 21-8.
Texto retirado do site do Pe Cleodon
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Rádio

Grupo de Oração

Grupo de Oração

Postagens antigas

Postagens mais visitadas

Reflexão

Mensagens

Nossa Senhora Fátima

Nossa Senhora Fátima

Parceria

Parceria

Parceria

Postagens populares