19 agosto 2009

Catequista Prático

Criativo e paternal. Padre Bruno repetia o esquema, ano após ano: levava as crianças da catequese, em diversos turnos, até uma lagoa das proximidades, onde as instruía sobre o valor da oração na vida cristã.

Manhã ensolarada, Padre Bruno iniciou sua lição com 20 garotos alvoroçados, à beira da lagoa:

- O barqueiro sentado ali na canoa é meu amigo Onofre. Gente fina. Atenção, agora, garotada: vocês estão conseguindo ler a palavra que está estampada desenhada, em letra bem grande, na ponta de cada um dos remos?

- Positivo, reverendo. No remo da esquerda, está escrita a palavra "oração". E, no outro, a palavra "ação".

Sem esperar comando algum, o barqueiro acionou o remo-oração. A canoa entrou a dar voltas e mais voltas, girando sobre si mesma, sem sair do lugar. Num segundo momento, Onofre enpunhou o remo-ação. E a cena se repetiu. A embarcação girou, girou, sem avançar nas águas ligeiramente revoltas. Foi quando Onofre agarrou com firmeza os dois remos, ao mesmo tempo, acionando-os ritmadamente. E o barco arrancou glorioso, lagoa adentro. As crianças bateram palmas. E o Padre concluiu, sorridente:

- Para navegar com equilíbrio e seguir em frente como cristãos legais, são necessários os dois remos, o da oração e o da ação. Deu para captar o recado?

Para surpresa da garotada, Onofre encostou a canoa na beirada. E o Padre Ordenou:

- Por favor, crianças. Vamos embarcar todos. Vai serum belo passeio, como sobremesa da nossa aula de religião.

Alegres, buliçosos, os garotos se ajeitaram nas rústicas banquetas do barco. Todos acomodados, a travessia iniciou. Em poucos minutos alcançaram a outra margem do lago, onde se alteava uma grande tabuleta, com esta inscrição: CÉU... PÁTRIA ETERNA. Padre Bruno explicou:

- Para alcançar o céu, a vida eterna com Deus, precisamos utilizar o remo da oração e o remo da ação, não esqueçam nunca meninos.

Com o Padre Bruno selecionando as melodias, a garotada voltou para casa, cantando.

Texto Padre Roque Schneider (O bom não é ser importante, o importante é ser bom)
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Rádio

Grupo de Oração

Grupo de Oração

Postagens antigas

Postagens mais visitadas

Reflexão

Mensagens

Nossa Senhora Fátima

Nossa Senhora Fátima

Parceria

Parceria

Parceria

Postagens populares