11 junho 2010

Curiosidades, a palavra é...

Hosana

Todos os anos, na celebração do Domingo de Ramos, entoamos com alegria cantos de exaltação a Cristo Jesus, nosso Rei, que entra triunfante em Jerusalém, a Cidade Santa. Com ramos verdes nas mãos, cantamos: “Hosana ao Filho de Davi”.

Hosana é uma palavra hebraica, composta por duas partes: Hoshiáh, que significa “salva”, e náh, que quer dizer, “rogo-te”, “por favor”. Em uma tradução livre, significa, portanto, “salva-nos, Senhor, te pedimos”.

No Salmo 117, versículo 25, Hosana foi traduzido por “Senhor, dai-nos a Salvação” (Bíblia Ave-Maria). O Catecismo da Igreja Católica traduziu Hosana por “salva-nos” ou “dá a salvação” (nº 559).

Nos evangelhos de Marcos, Mateus e João, Hosana não foi traduzido. Isso indica que seu uso já era comum nas assembléias cristãs primitivas, que a entendiam no original.

No entanto, parece que no tempo de Jesus Hosana tinha também outro significado. É possível que Hosana fosse usado como uma interjeição, que significava: “Viva!”. Era, portanto, uma expressão de alegria.

Esta mesma aclamação é entoa­da em todas as missas, ao final do Prefácio, durante o Santo: “Bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas” (Marcos 11, 9-10).

Cantando ou rezando, com o Hosana fazemos memória da invocação com que Jesus foi recebido em sua entrada em Jerusalém, antes de sua Paixão. Salvai-nos, Senhor!

Amém

Amém é uma aclamação bíblica. É usada tanto por judeus como pelos cristãos e mulçumanos. Amém é uma palavra de origem hebraica (Amn). Significa “assim seja”, “verdadeiro”, “firme”, “seguro”.

Segundo o Catecismo da Igreja Católica, em hebraico, a palavra “amém” está ligada à mesma raiz da palavra “crer”. Expressa confiança e fidelidade (nº 1062).

Com o amém, a comunidade conclui uma oração ou invocação. É como se fosse uma assinatura, onde se confirma tudo o que foi dito anteriormente, afirmando o compromisso de cada um dos presentes com a assembléia. Por exemplo, no Credo, o “amém” final retoma e confirma as primeiras palavras: “eu creio”. Amém, assim seja.
______________________________________________________________________
Pe. Maciel M. Claro é sacerdote, missionário claretiano. Contato: maciel@avemaria.com.br
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Rádio

Grupo de Oração

Grupo de Oração

Postagens antigas

Postagens mais visitadas

Reflexão

Mensagens

Nossa Senhora Fátima

Nossa Senhora Fátima

Parceria

Parceria

Parceria

Postagens populares