22 julho 2010

Confiando em Deus

Vivemos num mundo onde a desconfiança se faz presente em todos os lugares. As pessoas andam desconfiadas de tudo e de todos. Todos querem levar alguma vantagem. Isto gera um clima de instabilidade e insegurança.

Desejamos dias melhores, mais promissores, mais tranquilos. Mas, em quem podemos realmente confiar? De quem podemos esperar coisas boas?

“5 Assim diz o Senhor:“Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do Senhor” (Jeremias 17:5).

Quando voltamos para a Bíblia, vamos ver que há Alguém em quem podemos confiar. Alguém que nunca falha. Alguém que pode todas as coisas. A Bíblia nos ensina que Deus é confiável.

Sabemos que fomos criados para termos relacionamento com Deus. Muito bem. Para que este relacionamento seja cada vez melhor, precisamos entender melhor Deus. Precisamos aprender a nos relacionar com Ele.

A Bíblia nos diz que em Deus podemos confiar. Em muitas situações na vida, somos tentados a confiar em nossas próprias forças, capacidade e recursos. Outras vezes somos tentados a confiar em outras pessoas, colocando sobre elas toda nossa expectativa por dias melhores. Isto é um tremendo erro.

“Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.” (Provérbios 3:5-6).

O que precisamos aprender a fazer é confiar no Senhor de todo o coração. Confiar em Deus inteiramente, sem reservas. Não podemos ficar chamando Deus para ficar remendando nossa vida, quando Ele quer construí-la totalmente.

Devemos “reconhecer o Senhor em todos os nossos caminhos.” O que isto significa? Significa que no curso da nossa vida, várias oportunidades surgem a cada dia. Assim, temos que fazer escolhas todos os dias. A cada dia reconheçamos a vontade de Deus para nossa vida, porque Ele é um Deus em quem podemos confiar. É o desafio de entregarmos cada dia nas mãos de Deus, confiando nEle inteiramente, de todo o coração. E qual é o resultado disto? “Ele endireitará as nossas veredas.” Ou seja: Ele endireitará nossos caminhos. Observe bem a ordem das coisas: Primeiro eu confio em Deus, entrego minha vida a Ele e então Ele age em meu favor, não permitindo que eu ande pelo caminho do erro.

Reconhecer Deus significa desenvolver com Ele um relacionamento profundo, fruto de uma vida de reflexão em Sua Palavra. Fruto de uma vida de oração, onde colocamos as decisões que temos que tomar, sob os cuidados dEle.

Deus promete corrigir, endireitar o caminho daqueles que sinceramente creem nEle. Interessante é que o fato de andar no caminho correto, é uma consequência do fato de se temer, de confiar no Senhor, conforme podemos confirmar com o texto de Provérbios 14:2 que diz assim: “Quem anda direito teme o Senhor, mas quem segue caminhos enganosos o despreza.”


Podemos então concluir que, se mantivermos comunhão profunda com Deus todos os dias, reconhecendo sua autoridade e poder, confiando sempre nEle, entendendo que Ele sempre tem o melhor para nós, Ele promete dirigir os nossos caminhos de tal modo que alcaçaremos grandes vitórias. Nós seremos bem-sucedidos em tudo o que fizermos. “Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos.” (Provérbios 16:3). Em tempos de decisões muito sérias, considere sériamente este conselho da Palavra de Deus

Além disto, desenvolvendo intimidade profunda com Deus, aprendemos a temer a Deus e alcançamos proteção. Vivemos num mundo dominado pelo mal. A insegurança toma conta das pessoas em todo o mundo. Os pais tendem a não ficar tranquilos enquanto seus filhos não voltam para casa. Há uma onda de terror se espalhando pelo mundo.

Onde encontrar proteção? Esta é a pergunta que todos têm na ponta da língua. Veja o que diz o texto de Provérbios 14:26-27). “Aquele que teme o Senhor possui uma fortaleza segura, refúgio para os seus filhos. O temor do Senhor é fonte de vida, e afasta das armadilhas da morte.” Veja que a proteção é ampla, se estendendo aos filhos. Deus é confiável e protege os que nEle confiam.

O que enfrentamos no mundo hoje, é resultado direto da falta de temor a Deus. Temor que muitas vezes tem faltado em muitos cristãos, que mesmo conhecendo a Palavra de Deus, acabam se envolvendo com o mal. Provérbios 16:6b diz: “com o temor do Senhor o homem evita o mal.”

O mundo estende seu convite a todo instante para fazermos coisas erradas, para darmos jeitinho, para enganarmos, mas somente o temor de Deus para não permitir que trilhemos o caminho do mal.

Deus promete guardar aqueles que nEle confiam. Aqueles que temem o seu nome. “quando se deitar, não terá medo, e o seu sono será tranqüilo. Não terá medo da calamidade repentina nem da ruína que atinge os ímpios, pois o Senhor será a sua segurança e o impedirá de cair em armadilha.” (Provérbios 3:24-26). Temer ao Senhor é garantia de proteção e livramento.

Então, diante dos dias difíceis que temos enfrentado e das decisões sérias que temos que tomar, precisamos direcionar toda nossa confiança para Deus que tudo pode. Pessoas comuns e autoridades, serão apenas instrumentos dEle para nos abençoar. Não deixe que nenhuma ponta de dúvida atrapalhe o seu relacionamento com Deus. Ele é confiável. Coloque todas as suas causas diante dEle. Fale pra Ele de todos os seus planos, para que você seja bem-sucedido.

Tenha a certeza absoluta de que confiando nEle você será bem sucedido e obeterá proteção para sua vida e sua família. Os dias promissores, prósperos, felizes, que aguardamos, somente poderão nos ser dados por Deus. Nele a gente pode confiar. Ele nunca falha.

“7 Alguns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós confiamos no nome do Senhor, o nosso Deus” (Salmos 20:7).

Consagre seua dia a Deus, entregue a ele suas dificuldades e dúvidas, peça para Ele te guiar pelo caminho eterno.
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Rádio

Grupo de Oração

Grupo de Oração

Postagens antigas

Postagens mais visitadas

Reflexão

Mensagens

Nossa Senhora Fátima

Nossa Senhora Fátima

Parceria

Parceria

Parceria

Postagens populares