07 julho 2010

Não só de pão vive uma família!

"Não só de pão vive uma família" (Dt 8,1-10)


Há um hábito, quase que mundial, da família comprar o pão para o sustento diário. Deus providenciou para o seu povo no deserto, o pão do céu, chamado de maná. Mas ainda assim, o povo não vivia só do maná!

Vamos meditar sobre o alimento necessário para o desenvolvimento saudável de uma família:

1º- Uma família precisa ter princípios:

“Lembrem como o nosso Deus guiou vocês pelo deserto esses quarenta anos. Durante essa longa caminhada, Deus os humilhou e os pôs à prova para saber se estavam resolvidos ou não a obedecer aos seus mandamentos”. (versículo 2). As famílias no Êxodo, peregrinando no deserto, sob a liderança
de Moisés precisaram não apenas de pão e água, mas de mandamentos e princípios para sua sobrevivência. E foi o próprio Deus quem escreveu esses princípios, pois Deus é um Deus de princípios! Se queremos ver nossa família feliz, saudável, unida e vivendo em prosperidade, precisamos ensinar e manter os princípios de Deus em nossos lares, em nossa família! O pecado é uma quebra de princípios que tem como consequência a separação de Deus.

2º – Uma família precisa ter disciplina:

“Ele os deixou passar fome e depois lhes deu para comer o maná, uma comida que nem vocês nem os seus antepassados conheciam. Deus fez isso para que soubessem que o ser humano não vive só de pão, mas vive de tudo o que o SENHOR Deus diz”.(versículo 3).A ausência de disciplina em qualquer que seja a organização, sociedade, empresa, igreja, e também na família, traz a sua destruição. A ausência de disciplina leva ao caos e é isso que temos visto em tantas famílias ao nosso redor. Vemos crianças que dão verdadeiros “shows” nos supermercados, shoppings, ruas, escolas, e, até mesmo na Igreja (nós padres que sabemos), clamando por disciplina, mas não temos pais que tenham a coragem de disciplinar. Ora, qual é o pai que não exerce a disciplina? O pai moderno ou o pai covarde? Podemos dizer sem sombra de dúvida: é o pai que não ama! Jesus veio para nos salvar, discipular e também para disciplinar. Se somos filhos de Deus, Ele nos corrige e disciplina (Apocalipse 3,19).

3º – Uma família precisa de amor:
“Pois ele os está levando para uma terra boa, cheia de rios, e ribeirões, e de fontes que jorram água pelos vales e pelas montanhas”. (versículo 7). Ainda existem pais em nossos dias que acham suficiente providenciar para sua família o alimento, boa moradia, saúde, escola, dar presentes e, assim, terá cumprido o seu dever. A família precisa de amor que se expressa com a presença e participação dos pais na vida dos filhos, na disciplina, no lazer, etc.

Você tem visto expressões de amor em sua casa? Você tem dado amor à sua família? Você sente-se amado em sua família? Deus nos amou e deu Seu filho como prova deste amor e para nos ensinar a amar, começando por nossos familiares.

Conclusão

Deus, como Pai, providenciou para os seus filhos no deserto, durante quarenta anos: alimento, água, pão, proteção, roupa, calçado, casas, mas também providenciou princípios, disciplina e amor. E até hoje, Deus tem se colocado como Pai e providenciado tudo aquilo que precisamos: salvação, vida eterna, paz e alegria. Seja como Deus, providencie o essencial para a sua família: princípios, disciplina e amor.

PERGUNTAS

1) Como é sua família?

2) O que você faz para que sua família seja melhor? (Não adianta reclamar se você não faz nada para que ela seja melhor).

______________________________________________________
Pe. Luis Fernando
FONT: Paróquia Espírito Santo-S.José dos Campos
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Rádio

Grupo de Oração

Grupo de Oração

Postagens antigas

Postagens mais visitadas

Reflexão

Mensagens

Nossa Senhora Fátima

Nossa Senhora Fátima

Parceria

Parceria

Parceria

Postagens populares