11 agosto 2010

A Família, Igreja doméstica!

Nos 25 anos de Exortação Apostólica Familiaris cosnsortio queremos destacar a família com Igreja do lar. Pela graça do batismo, da crisma, da eucaristia e do sacramento do matrimônio, vivida em uma concreta experiência de fé e de caridade, a família cristã se coloca como sinal e reflexo do Amor Trinitário e como atualização original e imagem da Igreja, ao ponto de merecer o nome de "Igreja doméstica" (cf. Lumen gentium, 11), ou pequena Igreja, Igreja do lar. De maneira própria e peculiar participa da vida e da missão da Igreja, recebendo e transmitindo o amor de Cristo, crendo e evangelizando, dialogando com Deus e servindo o homem.

A família cristã evangeliza com a própria existência; é ela própria um evangelho vivo, uma boa nova que suscita vida e esperança. Os pais transmitem a fé aos filhos na simplicidade e na concreção da vida cotidiana e os filhos edificam os pais com suas vidas. Juntos, todos os familiares testemunham a salvação de Cristo nas relações com as outras pessoas, a começar pelos parentes e vizinhos mais próximos. Além disso, podem participar de específicas iniciativas pastorais sendo evangelizador de outras famílias. O casal como tal pode assumir funções na comunidade eclesial, em particular na catequese de crianças e adultos; na animação da vida litúrgica, de associações com finalidade apostólica.

A família cristã oferece a Deus o culto espiritual com a oração em comum e a oferta do próprio estar juntos, no trabalho e no repouso, no sofrimento e na alegria. Colocam-se nas casas sinais religiosos, como o crucifixo, imagens da Virgem Maria e outras imagens sacras, a Bíblia e lembranças dos sacramentos recebidos, criando, se possível, um lugar próprio para a oração, um santuário do lar. Encontra-se o momento mais próprio para rezar juntos nos dias de semana. Participa-se da celebração eucarística e se faz algum gesto significativo para celebrar o dia de festa. Os pais acompanham os filhos no caminho da iniciação cristã, despertando em si mesmos a graça dos sacramentos. Além disso, podem participar de grupos, associações e movimentos de espiritualidade conjugal.

A família cristã testemunha a caridade de maneira própria, como o serviço recíproco nas coisas de cada dia, o cuidado zeloso dos membros mais fracos, como os idosos, os doentes e os deficientes, a prática cordial e generosa da hospitalidade, o cuidado e a adoção de crianças sem família, a atenção às famílias em dificuldade. Pode também participar de associações de famílias com finalidade social e cultural.

De sua parte, a Igreja apóia a família, oferecendo-lhe um ambiente vital e também uma ajuda específica. A pastoral familiar, dimensão importante da pastoral ordinária da Igreja, anuncia, celebra e serve o evangelho do matrimônio e da família. Pesquisa teológica, pregação e catequese aprofundam e difundem a visão cristã da família; ajudam os esposos a redescobrir o dom maravilhoso que receberam no matrimônio, para que juntos possam avançar num caminho de santidade. A comunidade eclesial se reúne para rezar pela e com a família na celebração do casamento, nos aniversários, na festa da família, em outras circunstâncias particulares. A programação pastoral cria estruturas de apoio e de promoção como, por exemplo, os consultórios familiares de inspiração cristã; realiza iniciativas para todas as etapas do caminho familiar; faz surgir pequenas comunidades de famílias; volta uma atenção especial aos casais jovens, aos casais migrantes, aos casais com filhos deficientes ou desajustados. Ainda que na prática haja muitas carências, este perfil ideal da pastoral familiar indica o quanto a Igreja esteja convencida da centralidade da família para sua própria vida e missão.
__________________________________________________
Pe. Leandro Miguel Chiarello
Professor da PUC
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Rádio

Grupo de Oração

Grupo de Oração

Postagens antigas

Postagens mais visitadas

Reflexão

Mensagens

Nossa Senhora Fátima

Nossa Senhora Fátima

Parceria

Parceria

Parceria

Postagens populares