24 setembro 2010

JESUS VIVE PARA SEMPRE Jo 20,1-9

Este Evangelho do Apóstolo João nos garante a veracidade da Ressurreição de Jesus, verdade essa que celebramos na festa máxima de nossa fé cristã, a Páscoa. A Páscoa é a celebração da Ressurreição gloriosa de Jesus. Essa, aliás, foi a maior vitória de todos os tempos ocorrida no planeta Terra: a vitória de Jesus sobre a morte. Se por trinta e seis horas a morte havia vencido a vida humana, em Jesus de Nazaré, agora ela é derrotada para sempre. Jesus voltou a viver para sempre em Seu Corpo, agora ressuscitado e glorificado.

A morte foi vencida pela Vida, e jamais terá poder sobre Jesus. Ele vive! Vive para sempre! Jesus, vencedor da morte, venceu-a também para todos os que n¹Ele crêem. Os que crêem n’Ele, tornam-se vencedores sobre a morte. Esta não pode retê-los para sempre. Eles a vencerão, pois ressuscitarão para viver eternamente. A primeira a ser premiada com a vitória de Jesus sobre a morte foi Sua Mãe, a Virgem Maria. Terminados os seus dias terrenos, ela foi ressuscitada pelo poder de Deus, e seu corpo humano foi glorificado e elevado aos céus, conjuntamente com sua alma imortal. Em Maria, a morte foi vencida definitivamente pela vida, graças à vitória de Jesus. Todos os seres humanos, sem exceção, passarão pela experiência da “derrota” sofrida contra um inimigo poderoso: a morte. Mas para os discípulos fiéis a Jesus, há uma certeza absoluta de que essa derrota é momentânea. Como Jesus, como Maria, eles vencerão a morte e ressuscitarão para a vida eterna. Seus corpos mortais serão revestidos de imortalidade, e a morte jamais os poderá perturbar ou atingir. Aliás, essa certeza da vida eterna e da vitória sobre a morte na ressurreição pessoal faz parte essencial da revelação e da própria missão de Jesus, na humanidade.

Quando afirmamos que “Jesus vive”, estamos declarando que Ele vive também em Seu Corpo humano, agora glorificado e assimilado em Sua Divindade. É importante tomar conhecimento de que, se Jesus não tivesse tido Seu Corpo ressuscitado e glorificado pelo poder de Deus, assim mesmo Ele estaria vivo nos céus, em Seu lugar à direita de Deus Pai, na Santíssima Trindade, pois Ele é Filho de Deus, e é Deus como o Pai e o Espírito Santo. Terminada Sua missão na humanidade, de qualquer forma Jesus voltaria a tomar Seu lugar junto do Pai e do Espírito Santo, quer com Seu Corpo humano glorioso, quer sem ele. A Ressurreição e glorificação do Corpo humano de Jesus faz parte da pedagogia do Amor de Deus Pai para conosco. O Pai quer nos convencer de que, assim como aconteceu com Seu Filho Jesus, enquanto homem, vai acontecer com todos: 1. Fomos criados para nunca mais deixarmos de existir. 2. Vivemos de passagem pela vida humana, na terra, para chegarmos a uma outra forma de viver, na eternidade.3. Passaremos pela experiência universal da morte. 4. Entramos numa outra forma de viver. 5. Ressuscitaremos, e nosso corpo mortal será revestido de imortalidade, pois Jesus venceu a morte, e nós somos vencedores com Ele. Jesus foi o primeiro e o modelo a passar pela morte para chegar à ressurreição. Seguindo-o na fé, nós trilharemos o mesmo caminho.

Todos os seres humanos são criados imortais. Todos passarão da vida terrena para uma vida eterna. Todos ressuscitarão. Não todos, porém, terão o mesmo destino, na eternidade. Uns, ressuscitarão para entrar e viver na Glória de Deus, na felicidade sem limites e sem fim, a que chamamos de céu. Outros ressuscitarão para uma forma de vida eterna afastada de Deus, e por isso, infeliz para sempre: o inferno. Essas verdades formam o coração da revelação feita por Jesus. Aliás, Ele veio exatamente para nos revelar essas realidades, para nos orientar a fim de que vivamos de acordo com elas, e para que chegada nossa passagem para a outra vida, entremos na glória dos céus, com um corpo imortal, e não sejamos separados de Deus para sempre. Para Deus, a nossa salvação eterna, a nossa conquista do céu é tão importante, mas tão importante, que Jesus veio nos avisar da existência dessas realidades, e Se entregou à Sua Paixão e Morte de Cruz, a fim de podermos ser perdoados de nossos pecados e salvos para essa vida terna. Só os que crêem e vivem conforme os ensinamentos de Jesus obterão a salvação? E os que viveram antes de Jesus? E os que nunca ouviram falar de Jesus? E os que nasceram em outra religião, e vivem convictamente de acordo com ela? Para todas essas perguntas existem respostas dentro da visão cristã. Deus tem muitas formas de salvar para a vida terna feliz Suas criaturas humanas. Ele quer salvar a todos.

Jesus vive ressuscitado não apenas no céu. Também conosco, no meio de nós. Ele está realmente presente: na Eucaristia; ou quando nos reunimos em Seu Nome; ou em Sua Palavra evangélica; ou no coração dos que estão em estado de Graça com Deus; ou em Sua onipresença divina. Jesus vive conosco para continuar a nos evangelizar, perdoar, libertar, curar e santificar, a nos conduzir por seus caminhos de vida e salvação eterna. De nossa parte, devemos viver “com o ressuscitado”. Isto é, cultivando uma profunda amizade com Ele, como discípulos obedientes aos Seus Mandamentos e ensinamentos, vivendo com Ele, em Seus caminhos, na Sua Igreja. Devemos viver também “como o ressuscitado”. Jesus é o modelo perfeito do ser humano perdoado, liberto, curado, salvo e santificado. Como discípulos d’Ele, devemos procurar imitá-Lo concretamente em Seu modo de viver e de ser. O discípulo deve procurar ser sempre mais parecido com o Mestre. Devemos viver igualmente “como ressuscitados”. Isto é, como quem já venceu todas as formas de mortes pessoais, que são os vícios, as paixões e todas as espécies de pecados, especialmente os graves e mortais; e como quem vive vida cristã cheia do Espírito Santo e da Graça divina. Faço votos que a força vitoriosa da Ressurreição de Jesus, celebrado nesta Páscoa, nos revele a grandeza do que somos, bem como do nosso destino eterno. E que essa revelação nos encoraje a prosseguir nos caminhos de Jesus, em sua Igreja, nesta vida e na vida eterna.
______________________________________________________
Padre Bantu
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Rádio

Grupo de Oração

Grupo de Oração

Postagens antigas

Postagens mais visitadas

Reflexão

Mensagens

Nossa Senhora Fátima

Nossa Senhora Fátima

Parceria

Parceria

Parceria

Postagens populares