04 outubro 2010

São Francisco de Assis

Frei Itamar José Angonese

No dia 4 de outubro recordamos São Francisco de Assis. Neste dia, em todas as partes do mundo os franciscanos e franciscanas celebram a memória deste gênio da humanidade. Este título de “O homem do milênio” não é invenção dos franciscanos, trata-se antes de uma pesquisa realizada pelo jornal “The New York Times”, um dos maiores do mundo, por ocasião da passagem do segundo para o terceiro milênio, em 2000. A pesquisa incluiu todas as personalidades famosas dos últimos mil anos, ou seja do ano 1000 ao 2000dc. O jornal preparou uma lista entre: artistas; políticos; cientistas; intelectuais; reis; rainhas; santos; etc. Depois distribuiu esta lista pela internet e pediu que todos votassem em algum dos nomes citados e o resultado foi surpreendente, com São Francisco de Assis em primeiro lugar. Qual o motivo desta singular personalidade? Porque ainda hoje, Francisco exerce um fascínio tão grande nas pessoas?

1. Francisco se faz Irmão: Coloca todos no mesmo plano, não rebaixa ninguém! A Fraternidade torna-se universal em Francisco. Ele se faz irmão de todos, irmão de todas as criaturas, as borboletas, os vermes, as aves, as plantas todas. Francisco chama as doenças de “queridas irmãs”, ele que passou por terríveis doenças. Chama de irmão ao fogo, apesar de seu reflexo agredir-lhe as vistas. No fim, chama a Morte de irmã.

2. Francisco se faz Irmão Menor: Na divisão social burguesa de sua época, entre maiores e menores, ele fica com os menores, os pobres. Por isso, escolhe cuidar dos leprosos.

3. Francisco se faz servo: No mundo feudal, entre senhor e servo, ele escolhe ser servo, serviçal. E diz aos freis “vocês devem servir a toda humana criatura” e a todas as demais criaturas. É total disponibilidade, abertura, serviço. Francisco canta “com” as criaturas.

4. Francisco se faz cortês: Ele diz “A cortesia é divina, Deus é cortês, porque dá o sol e a chuva aos bons e aos maus, aos justos e aos injustos”. Os escritos de São Francisco revelam a fineza de trato que ele cultivava para com todos. A cortesia não é a memorização de boas maneiras, é antes fruto da experiência de Deus na vida. Do Deus bondade e misericórdia.

5. Francisco se faz livre. Francisco não fala da liberdade, para ele liberdade era a pobreza. Para nós, pobre é aquele que não tem e rico é aquele que tem muito. Para Francisco não é assim. A pobreza é a capacidade de dar, dar e dar mais uma vez. Dar e dar-se. Quanto mais se doa, mais livre é e mais tem. É diferente da lógica do ter, que quanto mais você dá, menos tem. Na lógica do ser, quanto mais dá, mais tem, mais rico fica.

6. Francisco se faz alegre: Ele se sentia e vivia com Filho de Deus e tinha convicção de que todos somos Filhos do único Pai. Francisco foi Jovial. Jovial é uma dimensão divina do ser humano. Francisco faz a experiência da leveza na entrega nas mãos de Deus. Por isso, que ele no auge da dor e do sofrimento, entre tantas enfermidades, pode cantar o Cântico do Irmão Sol, grande expressão poética religiosa admirada até nossos dias. Nada o perturbava!

7. Francisco se faz misericordioso e compassivo: Francisco ultrapassa a norma da tolerância para concretizar o amor. Ele ultrapassa o rotineiro e penetra no profundo do ser das pessoas com imensa capacidade de sentir o outro. Alegrar-se junto, chorar junto, sofrer junto. (Jean-Yves Leloup e Leonardo Boff. Terapeutas do Deserto. Vozes, 1997, pp. 74-86).

Estes são apenas alguns pequenos tópicos da vida que São Francisco de Assis vivia, a imagem do ser humano que ele elaborou e na qual ele mesmo se transformou: Ou seja, um homem misericordioso, compassivo, alegre, livre, cortês, serviçal, menor e irmão universal. Francisco é o homem matinal da manhã criação; o homem ecológico. Ele é um dos arquétipos da humanidade reconciliada. Por isso, ele é atual e nós é que somos velhos. Ele viveu há mais de 800 anos atrás e é mais jovem do que nós.
______________________________________________________________________
FONTE: Fraternidade Santa Clara • Ordem dos Frades Menores Capuchinhos
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Rádio

Grupo de Oração

Grupo de Oração

Postagens antigas

Postagens mais visitadas

Reflexão

Mensagens

Nossa Senhora Fátima

Nossa Senhora Fátima

Parceria

Parceria

Parceria

Postagens populares