29 agosto 2011

O seguimento a Jesus na Cruz

"O mundo precisa de gente que dê o testemunho da cruz!", exorta padre José Augusto.

Hoje Jesus nos faz um grande convite, mais que um convite, um chamado, Ele nos chama a segui-Lo!

Muitas vezes, quando se fala em seguir Jesus já se pensa em ser padre, freira ou missionários. Mas todos nós somos chamados a seguir Jesus, porque Ele é o nosso Deus. Muitos querem segui-Lo na facilidade. No entanto, o seguimento de Jesus é um seguimento exigente; foi assim no passado, é hoje e no futuro continuará sendo assim. Facilidade no seguimento de Jesus nós só teremos no céu!

No Evangelho de hoje, que está em Mateus 16,21-27, está escrito o seguinte: Os discípulos de Jesus já estavam seguindo Jesus havia 3 anos e a cada dia eles ficavam mais entusiasmados ao ver Jesus realizar tantas curas, tantos milagres. E nesse moemnto está Jesus em Cesaréia de Felipe, lá existia um templo dedicado a um deus chamado Banha, que era o deus da água. Certo momento, Jesus chama os discípulos e lhes pergunta: “Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou aos discípulos: “Quem é que as pessoas dizem ser o Filho do Homem?” Eles responderam: “Alguns dizem que és João Batista; outros, Elias; outros ainda, Jeremias ou algum dos profetas”. “E vós”, retomou Jesus, “quem dizeis que eu sou?” Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Jesus então declarou: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne e sangue quem te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso, eu te digo: tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e as forças do Inferno não poderão vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”. Em seguida, recomendou aos discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Cristo.”

E esse mesmo Pedro leva Jesus à parte e diz ao Senhor: “Então Pedro o chamou de lado e começou a censurá-lo: “Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isto nunca te aconteça!” Pedro disse isso a Jesus porque não queria ver Jesus sofrer “Jesus, porém, voltou-se para Pedro e disse: “Vai para trás de mim, satanás! Tu estás sendo para mim uma pedra de tropeço, pois não tens em mente as coisas de Deus, e sim, as dos homens!” Então Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. Não conseguimos ver Jesus sem a cruz!


Jesus tomou a cruz e seguiu. Precisamos seguir os passos d'Ele, Jesus à nossa frente e nós atrás.
A maravilha da cruz que faz parte do seguimento do Senhor é escondida por nós cristãos. Jesus nos disse que, para seguirmos os passos d'Ele; se O mataram, também vão nos matar, mas se com Ele morrermos, com Ele ressuscitaremos!
Pedro seguiu os passos de Jesus; acompanhe comigo em Atos 5,40 “Chamaram os apóstolos, mandaram açoitá-los, proibiram que eles falassem no nome de Jesus e soltaram-nos. Os apóstolos saíram do Conselho, alegres por terem sido considerados dignos de injúrias por causa do nome de Jesus. E cada dia, no templo e pelas casas, não cessavam de ensinar e anunciar que Jesus é o Cristo.” Os discípulos se gloriavam por terem sofrido por causa de Cristo. Nós também precisamos mostrar ao mundo que até no sofrimento podemos seguir Jesus Cristo. Na dor não abandone Jesus! O mundo precisa de gente que dê o testemunho da cruz. Esse testemunho arrasta multidões!


Você sabe como foi a morte de Pedro? Ele morreu crucifixado como Jesus foi crucifixado, e na hora em que ele seria crucificado pelos seus algozes, ele pediu que o virassem de cabeça para baixo, porque ele não se achava digno de morrer como o seu Senhor.

Você certamente já ouviu o testemunho de São Paulo como foi a sua conversão (cf. Atos9,1-31). Paulo sofreu, apanhou muito por causa de Jesus. Assim como é narrado em Atos 21,13, mas o apóstolo respondeu: “O que estais fazendo, chorando e afligindo o meu coração?” Eu estou pronto, não somente para ser preso, mas até para morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus”. Não conseguimos convencê-lo. Então desistimos, dizendo: “Seja feita a vontade do Senhor”. São Paulo morreu decapitado, morto pela espada!

Viu como é seguir Jesus?! Aqui nós seguimos o que Jesus disse: Mateus 16, 25: “Pois quem quiser salvar sua vida a perderá; e quem perder sua vida por causa de mim a encontrará.” Carregue a sua cruz e faça os outros felizes! Precisamos pensar no verdadeiro significado do que é seguir Jesus Cristo!

Na alegria do sofrimento você encontrará a sua felicidade! Não murmure diante do sofrimento, submeta-se a Deus!

O que é loucura para o mundo é graça diante de Deus. Saiba se submeter ao Senhor assim como Ele se submeteu ao Pai na cruz. Não existe Cristianismo sem sofrimento, enquanto existir sofrimento para o cristão Cristo estará ao lado dele lhe dando forças. Na segunda leitura de hoje (Romanos 12,1-2) está escrito: “Pela misericórdia de Deus, eu vos exorto, irmãos, a vos oferecerdes em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus: este é o vosso culto espiritual. Não vos conformeis com o mundo, mas transformai-vos, renovando vossa maneira de pensar e de julgar, para que possais distinguir o que é da vontade de Deus, isto é, o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito”. Você também é chamado a oferecer o seu sacrifício no altar do Senhor, como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, para que tudo isso se torne Cristo Jesus. Ninguém pode impedir que você vá à Santa Missa, pois é nela que você encontrará forças para suportar a cruz!
Precisamos oferecer diariamente o nosso sofrimento a Deus, como o próprio Cristo o fez. E no céu só teremos alegria, mas até chegarmos lá precisamos nos oferecer diariamente a Deus! E através do sofrimento podemos nos unir a Cristo que padece! Quando o sofrimento bater à sua porta, oferte-o a Deus!
_____________________________________________________
Padre José Augusto
Acampamento 'No combate da oração'
Transcrição e adaptação: Mariana L.Gabriel
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Rádio

Grupo de Oração

Grupo de Oração

Postagens antigas

Postagens mais visitadas

Reflexão

Mensagens

Nossa Senhora Fátima

Nossa Senhora Fátima

Parceria

Parceria

Parceria

Postagens populares