12 dezembro 2011

Como Maria, sejamos presença do amor de Deus

No dia de hoje celebramos Nossa Senhora de Guadalupe, a Padroeira da América Latina. Somos convidados para erguer nossas preces e louvores a nossa Padroeira, que intercede por nós junto a Deus. O Evangelho de hoje trata de um momento muito importante do Novo Testamento: a visita da Virgem Maria a sua prima Isabel que, como ela, também estava grávida.

A saudação de Maria faz Isabel encher-se do Espírito Santo, fazendo-a sentir seu filho pular em seu ventre. Ao mesmo tempo, Isabel proclama em um grito: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!”, anunciando que a Santíssima Virgem carregava no ventre o Nosso Senhor Jesus Cristo, que viria para nos libertar do pecado e nos conduzir à vida eterna. Nossa Senhora se mostra zelosa e cuidadosa com sua prima Isabel, pois não subiu à montanha para passear, mas para cuidar dela, que se encontrava no sexto mês de gestação.
A Santíssima Virgem Maria acreditou, confiou e Deus deu a ela a sublime tarefa de ser a Mãe de Jesus, Seu Filho. Porém, ela não ficou somente na “glória” de ser a Mãe de Deus, ela se fez serva, intercessora, auxiliadora, e cumpriu sua missão de Mãe da humanidade, começando por visitar Santa Isabel e oferecendo a ela seus préstimos.

Ao encontrar a prima, Nossa Senhora fez fluir o júbilo do Espírito Santo. Portanto, a alegria do encontro é a mensagem maior desse Evangelho. Ao deparar com Maria, a mãe de João Batista – Isabel – ficou cheia do Espírito Santo e abriu os lábios para saudar a Mãe de Jesus. O Espírito Santo é quem nos leva a louvar a Deus e a manifestar gratidão pelos Seus grandes feitos em nossa vida. Maria foi chamada a bem-aventurada, feliz, cheia de graça.

Assim como visitou Isabel, transmitindo a ela e a João Batista o poder do Espírito santo de Deus, hoje ela também nos visita e traz para nós o Seu Menino Jesus – cheio do Espírito Santo – que nos ensina a cantar, a louvar, a bendizer a Deus com os nossos lábios. Somos também bem-aventurados se acreditamos nas promessas do Senhor. Isso nos mostra que ser da família de Deus nos traz a responsabilidade e o compromisso com os nossos irmãos e, como consequência, a paz, a alegria, a bem-aventurança.

Reze com a Mãe de Deus hoje: “Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus meu Salvador, porque olhou para a sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo!”

Hoje somos convidados pela Virgem Maria para enxergar a imagem e semelhança de Deus na face de cada pessoa necessitada e humilde que encontramos diariamente, e para sermos mais solidários com os nossos irmãos. Lembremo-nos de que “quem ajuda aos pobres empresta a Deus”.

Peçamos a Deus Pai capacidade de reconhecer nossas falhas e que sejamos solidários, zelando pelos nossos irmãos mais necessitados.

Você também se considera bem-aventurado? Você se sente comprometido com Deus? Tem usado o Espírito Santo, que mora em você, para ir à procura daqueles que precisam ser amados e ajudados? Imagine-se como Maria visitando hoje alguém que você sabe que está precisando de amor.

Padre Bantu Mendonça
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Rádio

Grupo de Oração

Grupo de Oração

Postagens antigas

Postagens mais visitadas

Reflexão

Mensagens

Nossa Senhora Fátima

Nossa Senhora Fátima

Parceria

Parceria

Parceria

Postagens populares