28 julho 2013

As duas faces da moeda

O mundo é complexo. Fazemos escolhas a todo momento. E cada uma dessas situações são vivenciadas por nós através de duas dimensões que experimentamos simultaneamente: a alegria pelo que o caminho escolhido nos proporciona e a renúncia ao que o outro caminho poderia nos oferecer. Às vezes a escolha se apresenta como uma mudança de estrada e, nesse caso nem sempre é fácil renunciar àquilo que era nosso por um bom tempo no caminho antigo. Mas também existem situações em que renunciamos a algo que nos trazia sofrimento em favor de um caminho mais brando. E também nem sempre fazemos as melhores escolhas, optando muitas vezes pelo pior.


Viver é realmente uma atitude complexa. Diante da difícil missão de fazer escolhas, o importante é saber lidar com o que nos fere e com o que nos afaga. É descobrir que somos seres compartimentados e que cada compartimento requer níveis diferentes de escolha. Às vezes somos feridos dolorosamente em um determinado aspecto de nossas vidas, vítimas de nossas próprias escolhas ou da escolha de outros. Podemos permitir que os danos vazem para outros compartimentos de nossa vida, impregnando todo o nosso ser como um câncer. Mas podemos descobrir que cada compartimento é importante mas não é o todo. Que é importante manter os outros compartimentos isolados do compartimento ferido e assim podermos seguir em frente.

O que não podemos fazer de modo algum é deixar de fazer escolhas, por medo de ferir ou ser ferido. Um ser humano que não faz escolhas morre à beira da estrada sem ter realização alguma em sua vida. Devemos aproveitar bem a alegria da boa escolha e a sabedoria presenteada pelas consequências da má escolha. Saborear o caminho novo e meditar sobre o caminho antigo. Sobre o caminho que não tomamos. Aliviar o sofrimento não significa ignorá-lo. Mas compreendê-lo.
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Rádio

Grupo de Oração

Grupo de Oração

Postagens antigas

Postagens mais visitadas

Reflexão

Mensagens

Nossa Senhora Fátima

Nossa Senhora Fátima

Parceria

Parceria

Parceria

Postagens populares