08 setembro 2014

Como anda o seu colesterol?





                     Como anda o seu colesterol?


O colesterol exerce funções importantes em nosso organismo



O colesterol é um tipo de lipídio (gordura) que circula no sangue, podendo ser produzido em nosso organismo ou ingerido nos alimentos de origem animal (carne, leite integral e derivados, ovos etc.). Essa gordura circula no sangue por meio de proteínas que, podemos dizer, dão “carona” para que elas cheguem aos locais certos e exerçam sua função. À união desses lipídios com as proteínas damos o nome de lipoproteínas.





Quando fazemos exames de sangue para avaliar as taxas de colesterol, vemos que ele é dividido em frações: LDL (lipoproteína de baixa densidade), VLDL (lipoproteínas de muita baixa densidade) e HDL (lipoproteína de alta densidade), conhecido também como “bom colesterol”.


Se observarmos as taxas de LDL e VLDL altas e as taxas de HDL baixas, isso nos indica uma alteração que precisa ser cuidada e revertida o quanto antes.
  


       Há, no entanto, uma pergunta muito importante para respondermos: Como anda o nosso colesterol?


É de extrema importância cuidarmos dessas taxas, pois estudos recentes nos mostram que as doenças cardiovasculares são uma das principais causas de mortalidade no Brasil, sendo as altas taxas do colesterol LDL ou “mau colesterol” o maior causador de doenças arteriais – ele pode se depositar nas artérias e provocar o seu entupimento.


Contudo, o colesterol também exerce funções importantes no nosso organismo. Ele é responsável por produzir hormônios, ácidos biliares, vitamina D, além de exercer outras funções importantes nas membranas das células. Porém, é sua desregulação, pela nossa própria produção interna – endógena – ou pela qualidade e quantidade excessiva daquilo que comemos, que faz do colesterol um grande vilão provocador de doenças cardiovasculares, como falamos acima.

“Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o Templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus.” (1 Coríntios 6,19)


Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Rádio

Grupo de Oração

Grupo de Oração

Postagens antigas

Postagens mais visitadas

Reflexão

Mensagens

Nossa Senhora Fátima

Nossa Senhora Fátima

Parceria

Parceria

Parceria

Postagens populares