25 dezembro 2014

Então é Natal!


                                      Então é Natal!
                            “Glória a Deus nas alturas e paz na terra” (Lucas 2:14).

Os encontros e as festas se realizam com bom êxito na medida em que são preparados. Ainda mais quando este encontro é entre Deus e a humanidade. É isso que o nosso coração aberto quer e vai celebrar com a Solenidade do Natal. Pois, em Jesus, Deus sela a nova e eterna aliança com a humanidade. Ao contemplarmos o Menino Deus, nós nos vinculamos ainda mais ao Senhor, que é o verdadeiro Dono da nossa vida e da nossa história. Depois de fazermos esta caminhada de preparação, vivenciando o fecundo Tempo do Advento, queremos perceber este Deus que vem até nós, e escolhe o nosso coração para fazer morada. Deus é tão cheio de ternura e misericórdia, que toma a iniciativa de nos visitar. É Ele quem dá o primeiro passo em nossa direção. A vinda d’Ele até nós é uma festa que nos motiva a celebrar o Natal d’Ele com alegria e entusiasmo! O Natal precisa ser uma festa diferente em nossa vida. E o nosso coração precisa estar diferente também para que o Senhor seja acolhido de verdade e com sinceridade. Quanto mais o nosso coração acolhe Jesus, tanto mais a nossa vida se transforma para o bem e para o belo.A Festa do Natal é a festa da Luz. Jesus é a Luz que dissipa as trevas. “O povo que andava na escuridão viu uma grande luz” (Isaías 9:1). Não há escuridão alguma que resista à luz que vem de Jesus! Muitas pessoas estão revestidas de escuridão, por conta do medo, da inveja, do ciúme, da pornografia, da maledicência e de tantos outros pecados. Mas, quando nos entregamos ao Senhor, toda treva é vencida. E tudo o que era velho se torna novo em nossa vida. Estamos num momento privilegiado, no qual o Senhor nos convida a abandonar tudo o que é escuro e tudo o que escurece a nossa vida. Se fixarmos os nossos olhos no Senhor que vem, conseguiremos ver a Luz, tendo mais claridade em cada caminho por onde tivermos de percorrer. Jesus torna claro o nosso caminhar e abre as portas para um mundo novo e um futuro mais feliz.



O Natal é a festa da fé. Diante do Senhor, a humanidade toda é convidada a renovar a sua confiança em Deus. Um dos graves equívocos do homem contemporâneo é pensar que ele não precisa de Deus e que por si só conseguirá resolver tudo sozinho. A maior tristeza de uma pessoa é quando ela não consegue crer. A nossa vida passa por altos e baixos; por luzes e sombras. Mas, nada pode arrancar a fé do nosso coração. É este dom precioso que nos conduz a Jesus e que nos permite caminhar. Diante do Menino Jesus, o nosso coração pulsa com mais intensidade e vai descobrindo, pouco a pouco, que é impossível não crer neste Deus que está no meio de nós e que permanecerá para sempre conosco.

Natal é a festa do amor. É a manifestação do amor de Deus para conosco. E cada um é impulsionado a proclamar, com gestos, palavras e atitudes o seu amor para com Deus e para com o próximo. “Deus é amor e quem permanece no amor, permanece em Deus e Deus nele” (1João 4,16). O Senhor não se cansa de nos amar. Até quando, por algum motivo nosso, nos distanciamos d’Ele, Ele continua nos procurando e nos amando. Ele ama a todos, inclusive os indiferentes e aqueles que, ingenuamente, se declaram ateus. Deus tem amor por eles. E Jesus, a todo instante, repete: “Pai, perdoai-lhes, porque não sabem o que dizem” (Lucas 23,34). Todo homem tem fome e sede de Deus. Toda criatura clama pelo Criador. Todo ser humano precisa de Deus. Ele cuida de nós, respeitando sempre a nossa liberdade.

No mundo existem muitos conflitos, guerras, violência, enfim uma verdadeira “cultura da morte”, como denunciou o saudoso João Paulo II. Mas, nada é mais forte do que o amor. A beleza do amor salvará o mundo e fará brilhar a “cultura da vida”, como esplendor da graça do Criador. É preciso resgatar o amor como caminho e possibilidade de vida, e acreditar na força dele. É preciso investir neste dom e crer que nós somos amados e que é possível amar. Às vezes, caímos num pessimismo muito grande e começamos a pensar e a falar que o amor não existe mais, ou ainda, que ninguém ama. O amor é forte por si só, por isso, vence o ódio. Somos testemunhas dele e anunciadores de sua mensagem. O mundo pode voltar-se mais para Deus por meio deste nobre sentimento. Pois, o amor transforma tudo e todos para melhor.

Celebrando, com fé, a Solene Festa do Natal do Senhor, vamos sentir o nosso coração vibrar de alegria. Pois, a Luz do Alto vai brilhar no mais íntimo do nosso ser. E quanto mais nos abrirmos para o Senhor, que vem ao nosso encontro, mais a nossa vida será restaurada n’Ele. Jesus é o maior presente do Pai Eterno a toda a humanidade. N’Ele, o Pai confirma que nos ama e que quer a nossa salvação. Mantendo-nos unidos a Cristo, teremos mais forças para vencer todo mal e superar todos os obstáculos que tentam nos afastar de Deus. Cristo faz cair por terra todas as muralhas que tentam nos isolar no sofrimento e na dor. Cristo é a Luz! N’Ele nós encontramos o caminho que conduz à paz.

Que do “Presépio de Belém”, dos lábios do Menino Deus, todos nós escutemos a mensagem que vem do Céu e é dirigida a cada um de nós: “Alegra-te! Não tenhas medo! O Senhor está contigo!” (Sofonias 3:16-17) Que, com Jesus no coração, a nossa alegria não seja efêmera. Mas, seja sim, perene, duradoura e fecunda! Que a barreira do medo caía por terra. Pois, o Senhor está presente em cada queda e em cada vitória. Ele tem o poder de tornar nossas maiores derrotas em nossas maiores vitórias. O Senhor pode fazer de um grande pecador, um grande santo! Ele está conosco quando perdemos ou ganhamos na longa estrada da vida. Por maior que seja a nossa dor, o Senhor se coloca ao nosso lado, segurando em nossas mãos. Ele nos conduz aos prados verdejantes da vitória da vida, do bem e do amor! Confiemos no Senhor que veio para ficar e caminhar conosco, e Ele nos dará carinho, paz e proteção.

Feliz Natal com Jesus na mente, no coração e na vida!
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Rádio

Grupo de Oração

Grupo de Oração

Postagens antigas

Postagens mais visitadas

Reflexão

Mensagens

Nossa Senhora Fátima

Nossa Senhora Fátima

Parceria

Parceria

Parceria

Postagens populares