11 fevereiro 2015

Como combater o desânimo no ambiente de trabalho?


         Como combater o desânimo no ambiente de trabalho?

Para combater o desânimo, soa clichê o conselho para ser mais tolerante, paciente, que uma hora as coisas se ajeitarão

Início de ano, novos planos e metas a alcançar. Enfim, é preciso de muito gás pela frente. Mas o que fazer quando não se possui toda essa vontade e todo esse entusiasmo? Como buscar inspiração onde tudo parece a mesma coisa, com o mesmo peso e chateações?



Soa clichê o conselho de ser mais tolerante, paciente, que uma hora as coisas se ajeitarão. Chega a ser frustrante ter a consciência de que o clima não vai bem e não conseguir fazer nada para alterar um ambiente entediante e vagaroso. É o computador que não funciona direito, o colega que fala muito alto, o chefe que não melhora o humor, situações que nos tiram do sério e passam a ficar insuportáveis com o passar dos dias.

Uma colega me contou que foi convidada a implantar um projeto de leitura para os funcionários da empresa na qual trabalhava. Justo ela, do setor financeiro de uma metalúrgica, cujos funcionários na maioria eram homens. Pelo fato de ser comunicativa e simpática, o chefe achou que levava jeito. O desafio foi lançado e aceito. A cada semana, ela trabalhava um texto retirado de um livro e estimulava a interpretação, seguida da partilha. Os depoimentos que ouvia chegavam a emocioná-la e dar-lhe a certeza de que estava indo pelo caminho certo. As palavras, o convívio associado à troca de experiências estavam causando impacto na vida daqueles trabalhadores. O grupo começou com um número pequeno e logo precisaram trocar o local onde aconteciam as reuniões, para comportar mais pessoas. A rotina da empresa mudou, principalmente a dela, que esperava ansiosamente os 60 minutos das terças-feiras.

O que falta nos ambientes corporativos são novas ideias para impulsionar diferentes hábitos, assim o fardo fica mais leve e a produtividade aumenta. Neste começo de ano, desafio você a pensar o que poderia ser feito de novo onde você trabalha para driblar a apatia? Um projeto de leitura, um café com os aniversariantes do mês, um jantar de talentos, um concurso de fotografias… São muitas as possibilidades!

O desânimo pode sim nos abater em muitos momentos, porém, precisamos estar fortalecidos para combatê-lo. Que este seja seu propósito para este ano. Avante!
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Rádio

Grupo de Oração

Grupo de Oração

Postagens antigas

Postagens mais visitadas

Reflexão

Mensagens

Nossa Senhora Fátima

Nossa Senhora Fátima

Parceria

Parceria

Parceria

Postagens populares