18 outubro 2015

Conheça o que são as doenças psicossomáticas


          Conheça o que são as doenças psicossomáticas

     É importante conhecer um pouco mais sobre o universo da medicina psicossomática

Atualmente se escuta falar muito sobre as doenças de fundo emocional, como se as mesmas fizessem parte da história da medicina somente há pouco tempo. Mas, o termo “psicossomático” foi introduzido em 1818 por Helmholtz, com o objetivo de designar as doenças psicossomáticas que surgiam, tendo como origem aspectos mentais.


Foto: wildpixel, 43011198, iStock by Getty Images

Iniciando nosso conhecimento sobre a medicina psicossomática, vamos esclarecer o significado de alguns termos muito usados na prática clínica.
Termos e significados*

Somatiforme, somatoforme ou somatomorfo: Toda patologia psíquica que se faz representar no orgânico ou físico.

Somatização: Quando os sintomas envolvidos dizem respeito aos órgãos e sistemas (cardíaco, muscular, respiratório, genital, etc.), mas não se encontra uma correspondência de alteração fisicamente comprovada.

Conversão: Quando a parte física envolvida diz respeito à comunicação corporal da pessoa (cinco sentidos, musculatura, coordenação, etc.), mas não se encontra uma correspondência de alteração fisicamente comprovada.

Dissociação: Quando a parte envolvida diz respeito ao próprio psiquismo (Confusão mental, delírios, despersonalização, desorientação, etc.) mas não se encontra uma correspondência de alteração fisicamente comprovada.

Psicossomáticas: Doenças determinadas, agravadas ou desencadeadas por razões emocionais, com presença de alteração orgânicas constatáveis (asma, hipertensão, dermatites, diabete, etc.)
Linguagem do corpo

A partir destes conceitos, iremos agora compreender um pouco mais as linguagens do corpo através de sua relação com a mente, as emoções e o espírito.

Não é nossa pretensão esgotarmos o assunto, mas oferecemos pequenas luzes nesse fascinante universo da emoção a lesão.

Agora pega o teu leito e anda!
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Rádio

Grupo de Oração

Grupo de Oração

Postagens antigas

Postagens mais visitadas

Reflexão

Mensagens

Nossa Senhora Fátima

Nossa Senhora Fátima

Parceria

Parceria

Parceria

Postagens populares